terça-feira, 25 de agosto de 2009

EVOLUÇÂO BIOLÒGICA


Evolução biológica das espécies é quando uma espécie consegue através de vários processos especifico que acontece independente um do outro, ocorra provocando nestas uma maneira de se sobressair frente à outra. Esta espécie poderá se adaptar e convier em harmonia com o ambiente melhor que outras que não conseguiu este comportamento evolutivo. O que não que dizer que exista uma espécie superior a outra, pelo que se entende aqui o autor que dizer que evolução se refere à forma de adaptações que esta espécie conseguiu desenvolver frente à outra. Quando Darwin coloca o termo evolução, estaria se referindo ao sentido de desta adaptação de características que uma espécie tem melhor que outras, sem afirmar, portanto que uma destas é ou não melhor que outra, ou seja, é considerada que uma espécie evoluiu quando esta se coloca a frente de outra em seus mecanismos de sobrevivências, seja com uma maneira inteligente de obter alimentação, o desenvolver crescimento e como estaria dentro do meio vivendo melhor. O que explica fidedignamente como a evolução é uma área que explica fundamenta uma ocorrência, seja em qualquer um dos ramos das ciências.

Com afirma (PAZZA, 2009 p.1):

A Teoria da Evolução é um conjunto de afirmações a respeito dos processos da Evolução tidos como causadores da história dos eventos evolutivos. A evolução biológica (ou orgânica) ocorre como conseqüência de vários processos fundamentais. Esses processos são tanto aleatórios como não-aleatórios. É certamente a maior teoria unificante da biologia. A diversidade de organismos, similaridades e diferenças entre os tipos de organismos, padrões de distribuição e comportamento, adaptação e interação, eram meramente um caos desconcertante de fatos até que a teoria evolutiva deu-lhes sentido. Não existe uma área sequer dentro da biologia na qual esta teoria não sirva como um princípio ordenador. Nenhuma outra idéia em biologia é tão cientificamente poderosa, ou tão intelectualmente estimulante. Não foi a toa que Dobzhansky cunhou a célebre frase: "Nada em biologia faz sentido exceto à luz da evolução".



REFERENCIA
Pazza, R. (2004) O que é Evolução Biológica?. Projeto Evoluindo - Biociência.org. [http://www.evoluindo.biociencia.org]. Acesso 26 ago 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário