terça-feira, 25 de agosto de 2009

Preservar é um dever de todos nós.Tenho uma preocupação especial por este tema por isto fiz esta consideração:


MPORTÂNCIAS E AS POSSIBILIDADES DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA TERRA.
As questões ambientais na terra nunca tiveram tantas evidências como nos tempos atuais. De certa forma a comunicação sobre o que acontecem com os impactos na terra desperta interesses mundiais, mesmo por que os impactos negativos são efeitos das ações antrópica dos seres humanos. Talvez seja por isto que a mídia tem divulgado dados relacionados às perdas muitas vezes irrecuperáveis ao nosso meio ambiente natural.
Os seres humanos vivem em constantes ameaças, sua saúde seja física e mental cada vez mais está sendo comprometida. Segundo estudiosos de áreas ambientais, e todos, que se preocupam com a manutenção da vida, um dos fatores que determina esta triste realidade seria, o consumo inconsciente e a urbanização acelerada, que implica em um aumento populacional e uma maior desigualdade social. Quais as soluções? O que fazer para solução desta problemática? Acredita-se que em primeiro passo seria estimular a consciências das pessoas para uma mudança de atitudes. Atitudes estas como: A diminuição do consumo inconsciente das classes sociais de maior poder aquisitivo; Usar de maneira sustentável os recursos naturais, investir na educação ambiental. Acabar com uso de: sacos plásticos, emissão de gases, queimadas, desmatamentos. Estas seriam algumas das ações que poderiam efetivamente ajudar no melhoramento da crise ambiental que o mundo está atravessando.
Conseqüências de fenômenos como a exclusão social e a ausência da educação como garantia do desenvolvimento sustentável são analisadas no texto Segurança humana, educação e sustentabilidade , de Argemiro Procópio. Nele o autor trata sobre a importância da educação ambiental e da desigualdade social ser causada pela ausência de ética e respeito à biodiversidade e sustentabilidade do planeta. “ As causas do desordenamento ético e seus reflexos no desrespeito generalizado aos direitos humanos, principalmente por meio das brutais desigualdades sociais”. Marcel Bursztyn (2001, p.18)
Manter um olhar diferenciado para o Meio Ambiente, pelas autoridades e pela sociedade com o todo seria uma mudança de atitude consciente e inteligente. Não cabe no século XXI ter pessoas que usam o poder de compra como forma de comprometer uma humanidade toda, por causa de ganância de algumas dúzias de pessoas. Cada um de nós deve reavaliar para saber o que vamos deixar para as nossas gerações futuras. Será que terão possibilidades de vida sustentável? Temos que cuidar para que nossa biodiversidade seja preservada, como titulo de desaparecer da terra espécies importantes da nossa fauna e flora.
REFERENCIA
BURSZTYN, Marcel. Ciência, ética e sustentabilidade. 2. ed –São Paulo : Cortez ; Brasília.2001 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário